O Grupo Escoteiro Ilha de Brownsea – 50/PR – filiado à União dos Escoteiros do Brasil, é uma associação civil de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, destinado à prática da educação não formal sob a forma do Escotismo, no nível Local.
Tem sua sede à Rua Eduardo Sprada, 7135, no bairro Cidade Industrial de Curitiba - CIC, em Curitiba/PR, tendo atividades principalmente aos sábados, das 14:30h às 17:30h, com crianças e jovens de 6,5 a 21 anos de idade, divididos conforme sua faixa etária.
São fins do Grupo Escoteiro:
• Desenvolver o Escotismo em sua localidade, sob a supervisão dos órgãos do nível nacional e regional da UEB;
• Propiciar a educação não-formal em sua localidade, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento do propósito do Escotismo, junto às crianças e jovens;
• Como força educativa se propõe a complementar as orientações e valores que cada participante recebe em seu lar, escola e credo religioso, mas sem de forma alguma substituir essas instituições.
Respeito, Transparência, Amizade, Comprometimento,
Diversidade e Fraternidade.
Respeito: Sentimento que leva alguém a tratar as outras pessoas com atenção e consideração.
Transparência: que não possui duplo sentido; que se apresenta com clareza; limpidez.
Amizade: Afeição, estima, dedicação recíproca entre pessoas.
Comprometimento: assumir compromisso, dever assumido, cumprir acordo.
Diversidade: conjunto diverso, múltiplo, composto por variadas coisas ou pessoas. Conjunto de diferenças e valores compartilhados na vida social.
Fraternidade: Relação semelhante a estabelecida entre irmãos, mas também afeto demonstrado por quem não se conhece, amor ao próximo.
Com mais de 57 milhões de membros mundo afora, o Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo com partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias, crenças, complementando a formação que cada criança, adolescente ou jovem recebe de sua família, de sua escola e de seu credo religioso, de acordo com seus propósitos, seus princípios e com o Método Escoteiro, concebidos pelo fundador do Escotismo, Robert Baden-Powell.
Contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, para ajudar a construir um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.
Até 2023 o Movimento Escoteiro será o mais importante movimento educacional juvenil do mundo, possibilitando que 100 milhões de jovens sejam cidadãos ativos em suas comunidades e no mundo, orientados por valores comuns.
Diversidade – Respeito às diferenças, em suas várias dimensões, e defesa permanente dos direitos humanos.
Honestidade – Respeito aos preceitos legais, morais, justos e éticos em todas as ações e relações.
Excelência – Busca pela eficácia, qualidade e melhoria contínua em todas as ações.
Democracia – Promoção do engajamento de todos e compartilhamento de opiniões, na busca de posições e decisões resultantes da reflexão coletiva.
Inclusão – Acolhimento das diferentes características e necessidades das pessoas que compõem a sociedade.
Inovação – Capacidade de implementar novas ideias e se reinventar, buscando soluções criativas para o êxito e permanente atualização da organização.
Compromisso – Empenho com a transformação social, com a educação infanto-juvenil e o impacto gerado nas comunidades.
Sustentabilidade – Adoção de práticas sustentáveis e responsabilidade com o meio ambiente, os recursos e a sociedade.
Cooperação – Disposição em compartilhar experiências, valorizar o trabalho coletivo e manter relacionamentos com outras instituições.
Transparência – Ações visíveis e claras na gestão da organização e dos recursos em todos os níveis.
Unidade – Harmonia nas ações, em todos os níveis, fortalecendo a identidade unificada e a presença dos Escoteiros do Brasil na sociedade.
Reconhecimentos recentes dos Escoteiros do Brasil